Wednesday, May 2, 2007

Pão de Alho à minha maneira


Esta receita de pão de alho passa de mão em mão entre as minhas amigas.
Faço-a sempre que tenho convidados, e não me apetece perder muito tempo com entradas.
É delícioso!

Ingredientes:
4 mini-baguetes pré-cozidas
7 ou 8 dentes de alho grandes
queijo ralado da Ilha
Manteiga / margarina qb

Modo de Fazer:
Corto as baguetes ao meio.
coloco-as num tabuleiro de ir ao forno.
Cubro-as com queijo ralado.
Numa caçarola, coloco a manteiga e os dentes de alho picados.
Deixo ferver a manteiga em lume brando.
Cuidado para não deixar queimar.
Apago o lume e deixo a manteiga descansar 15 minutos - ou mais - para ir tomando o gosto do alho.
Volto a ligar o lume e deixar ferver mais um pouco, sempre em lume brando.
Passo a manteiga pelo coador, para retirar o alho.
Deito-a depois sobre as baguetes.
Levo ao forno, a 180º, primeiro para cozer o pão.
Depois, ponho em posição grill, para gratinar bem o queijo.

Se gostar, pode juntar ervas picadas (salsa, orégãos, ou outra erva a gosto)
É delícioso.
É uma entrada simples e barata.

Nota:
se gosta de saborear o alho, não coe a manteiga.
Eu côo sempre, porque há gente que não gosta de comer alho. Pelo sim, pelo não, faço-o sempre.

Ps - a imagem não é do meu pão de alho.
Fiz uma busca na internet e encontrei esta imagem, que gostei muito.

2 comments:

Helia Roberto said...

Este pão de alho parece muito practico para uma entrada rápida, eu não sou muito apreciadora mas conheço alguém que vai adorar.

PS: Vou para a frente sim. alias a maioria dos bolos que tenho posto no meu blog são reeceitas de bolos que vendi.
bjinhos

Dreamlu said...

Mnham mnham...vou experimentar...é que eu sou cá uma fã de pão de alho!Bjs e parabéns pelo blog...vou ser cliente assídua!5*